quinta-feira, 30 de junho de 2011

Soure, a Pérola do Marajó




Soure
a Pérola do Marajó

SOURE, da natureza paisagística
com praias lindas e agradável ar
tem uma infra estrutura turística
de fazer inveja a qualquer lugar

Em média quatro horas de travessia
partindo de Belém, guajarina flor
nos embalos das marolas, maresia
se chega a esse lugar encantador

Uma cidade muito bem estruturada
pra acolher turista, barco, navio
Soure é a linda porta de entrada
do Marajó, a Ilha dos encantos mil

Cidade pacata, muito hospitaleira
linda, limpa, cheia de arborização
nas pousadas e na rede hoteleira
oferece singela e rica acomodação

Aconchego dos lugares exuberantes
tem praias, fazendas e manguezais
que atraem milhares de visitantes
gente que busca tranquilidade, paz

Essa belíssima cidade marajoara
além do turismo, presente natural
tem nos campos, rebanho, pecuária
o seu sustento básico, principal

Terra dos Búfalos, dos coqueiros
com importantes práticas artesanais
tem Associação Vila do Pesqueiro
de Mulheres das Plantas Medicinais

Menina que nos muitos atrativos
clima agradável, rica vegetação
tem praias de aspectos primitivos
que atraem muita gente à região

A gente que vai sempre é bem vinda
sonhando acordado diz pros coqueiros
não saber qual praia é a mais linda
se é Araruna, Barra Velha, Pesqueiro

Ali, seja criança, mulher ou homem
clima de alegria, muita animação
todo mundo empolgado "Mata a Fome"
com petiscos e mariscos da região

Soure, afresco vivo, natural painel
é lembrada numa cantoria de Carimbó:
"Quando morrer, se eu não for pro céu
ah! eu quero ir lá pro meu Marajó"

Paraíso dos mais lindos, ecológico
por ali o Vento, meu sumano irmão
é um natural instrumento pedagógico
estimulando a vida, paz, preservação

Por receber influência do Atlântico
Soure é dos Ventos um grande xodó
talvez por isso os poetas românticos
lhe tratam como a Pérola do Marajó

Jetro Fagundes
Farinheiro Marajoara

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns manu, belissimo poema... tenho muita vontade de conhecer soure, quem sabe vc não me apresenta, meus parabéns...

Tom

Jetro Fagundes disse...

Pois soure é muito linda
e linda e linda mesmo.
Pena que minha pobreza
literária não me permita
retratá-la duma melhor
maneira.
Mas eu topo o convite,
bora lá kkkkk
Abrações pra tu grande
irmão da igreja Batista,
em Ananin